quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sistema Operacional- Linux e Windows

O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?


Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções reescritas para cada aplicativo.

Exemplo: para imprimir um arquivo, os processadores de texto mandam o arquivo para o programa "imprimir" do sistema operacional.



SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS


Nos últimos 20 anos, a Microsoft lançou inúmeras versões completas do sistema operacional. Às vezes, as versões mais novas eram significantemente diferentes das versões anteriores, como a mudança do Windows 3.1 para o Windows 95. Outras versões novas pareceram mais aperfeiçoamentos ou refinamentos das versões anteriores, como as várias versões do sistema operacional lançadas entre 1995 e 2001.

A mais nova versão da Microsoft de seu sistema operacional é o Windows Vista. Para muitos usuários, a atualização para o Vista não parece tão dramática quanto a atualização da versão 3.1 para o Windows 95. Mas o Windows Vista tem uma série de novos recursos, tanto nas partes que você pode ver quanto nas partes que você não vê.


SISTEMA OPERACIONAL LINUX


Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, ele apenas disponibilizava o kernel (núcleo) de sua autoria juntamente com alguns utilitários básicos. O próprio usuário devia encontrar os outros programas, compilá-los e configurá-los e, talvez por isso, o Linux tenha começado a ter a fama de sistema operacional apenas para técnicos. Foi neste ambiente que surgiu a MCC (Manchester Computer Centre), a primeira distribuição Linux, feita pela Universidade de Manchester, na tentativa de poupar algum esforço na instalação do Linux.

Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo (ou uma “distribuição de Linux”) é uma coleção de softwares (livres ou não) criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo. Companhias como a Red Hat, a Novell/SUSE, a Mandriva (união da Mandrake com a Conectiva), bem como projetos de comunidades como o Debian, o Ubuntu, o Gentoo e o Slackware, compilam o software e fornecem um sistema completo, pronto para instalação e uso.


AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS:


1. O Windows é pago. O linux é livre;
2. O Linux é um sistema aberto, você pode conhecer todo o código fonte e, se tiver capacidade, editá-lo. O Windows é fechado. Poucas pessoas têm acesso a todo código fonte.
3.A maioria dos softs que rodam no Windows são pagos. A totalidade dos softs para Linux são livres;
4. O Windows é mais disseminado. Se bem que o Linux está aumentando seu percentual de uso, mas ainda é bem distante do Windows;
5. Embora haja controvérsias, o Windows é mais simples de instalar e operar. O Linux exige mais conhecimento.

Nenhum comentário: